O CUB, ou Custo Unitário Básico, é um indicador utilizado na construção civil para calcular o custo por metro quadrado de uma obra. Utiliza-se como referência para estimar os custos envolvidos na construção de edificações. O cálculo do CUB se baseia em diversos fatores e pode variar de acordo com a região e o tipo de construção.
Calculamos o principal indicador do setor da construção, o Custo Unitário Básico (CUB) mensalmente pelos Sindicatos da Indústria da Construção Civil de todo o país, pois determina o custo global da obra para fins de cumprimento do estabelecido na lei de incorporação de edificações habitacionais em condomínio, assegurando aos compradores em potencial um parâmetro comparativo à realidade dos custos. Atualmente, a variação percentual mensal do CUB tem servido como mecanismo de reajuste de preços em contratos de compra de apartamentos em construção e até mesmo como índice setorial.
O cálculo do CUB (NBR-12.721/2006)
Finalidade
Determinar o custo global da obra para fins de cumprimento do estabelecido na lei de incorporação de edificações habitacionais em condomínio, ressaltando que o Custo Unitário Básico (CUB) é um custo meramente orientativo para o setor da Construção Civil, não sendo nunca o custo real da obra, pois este só é obtido através de um orçamento completo com todas as especificações de cada projeto em estudo ou análise. No entanto, hoje em dia a variação percentual mensal do CUB tem servido como mecanismo de reajuste de preços em contratos de compra de apartamentos em construção e até mesmo como índice setorial.
Metodologia de cálculo do CUB/m2
Coleta de dados. Uma amostra de cerca de 40 empresas da construção obeteve os salários e preços de materiais e mão-de-obra, despesa administrativas e equipamentos previstos na NBR-12.721:2006. Agindo desta maneira, o universo da pesquisa se dá sob a ótica do comprador, eliminando uma série de distorções em relação ao fornecimento de dados. Como o indicador a ser calculado refere-se a custo e não a preço, é mais correta a pesquisa junto ao comprador, que no caso são as construtoras e não junto aos distribuidores ou vendedores.
Tratamento estatístico
O tratamento estatístico é para pequenas amostras, por este motivo é utilizamos a tabela de Student.
O cálculo propriamente dito
Muitos profissionais acreditam que o CUB é irrelevante, pois o avaliam como um “cálculo errado”. Muitos mitos ao redor desse recurso acabam surgindo pela falta de conhecimento sobre qual é a melhor forma de utilizá-lo.
É preciso saber, antes de tudo, que o CUB não vai proporcionar que você chegue aos centavos exatos do custo total de uma obra. Não existe um passe de mágica para que se alcance exatamente o valor final de um empreendimento. O processo é trabalhoso, e o CUB auxilia na redução de desvios.
Bem, podemos simplificar o CUB como o resultado da soma dos custos de MATERIAIS, MÃO DE OBRA e EQUIPAMENTOS dividido pela ÁREA CONSTRUÍDA.
Visualize abaixo:
CUB = (MATERIAIS + MÃO DE OBRA + EQUIPAMENTOS) / ÁREA CONSTRUÍDA
O resultado desse cálculo é a relação R$/m², e sabendo fazer uso dessa informação é possível ter noção do valor total de uma obra antes mesmo da elaboração do projeto executivo.
Apesar da margem de 20% de desvio desse valor, o resultado pode guiar a elaboração do projeto e possíveis alterações necessárias para a devida adequação dos custos da obra.
O sindicato da construção (Sinduscon) de cada estado brasileiro estipula previamente o CUB, valor R$/m². Para ter acesso, você precisa acessar o site da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), totalmente voltado para o CUB.
Dessa forma, você poderá fazer o download de planilhas por estados, nas quais conterão os valores CUB para cada projeto-padrão definido pela Norma ABNT NBR 12.721 sobre os quais falamos no tópico “O que é CUB?”.
Custo total guiado pelo cálculo CUB
Você precisa identificar qual é o projeto-padrão que melhor se adéqua ao seu planejamento para poder selecionar o valor CUB necessário.
Cada projeto-padrão considera o tipo da obra e o tipo de acabamento. Assim, mesmo que o seu projeto não se encaixe exatamente em um projeto-padrão, é possível escolher um com base nesses quesitos.
Divulgação do cálculo CUB
Atendendo o disposto no art. 54 da Lei 4.591/64, os Sindicatos da Indústria da Construção Civil ficam obrigados a divulgar o CUB até o dia 5 do mês subseqüente, adotando, como referência do indicador, o mês da publicação e coleta de preços e salários. Portanto, utiliza-se o CUB do mês anterior a data de sua divulgação. Exemplo: O CUB referente ao mês de fevereiro de 2020 é divulgado no início do mês de março de 2020.